O que é MBA em Gestão Escolar?

MBA em gestão escolar

O MBA em Gestão Escolar USP/Esalq é um curso de especialização Lato Sensu da Universidade de São Paulo, com duração total de 18 meses.

O programa é direcionado a profissionais da área educacional, proporcionando formação para quem pretende atuar como coordenador ou diretor de escolas de níveis básico ao superior, públicas ou privadas. O curso, no entanto, não é restrito – ou seja, pode ser cursado por profissionais de qualquer área, desde que tenham ensino superior completo.

“O MBA em Gestão Escolar USP/Esalq formará especialistas em gestão escolar mediante o aprofundamento de conhecimento nas diferentes áreas que compõem a gestão, com visão crítica e reflexiva, discutindo teorias, técnicas e instrumentos de gestão capazes de melhorar o desempenho das escolas, tanto na esfera educacional quanto financeira, mercadológica e humana”, informa Fernanda Latanze Mendes Rodrigues, supervisora do curso.

O conteúdo programático do curso está dividido em módulos e compreende temas relacionados à liderança, gestão de pessoas, política educacional, planejamento do trabalho pedagógico, gestão democrática da escola e sistemas de ensino.

Marketing e empreendedorismo no contexto da educação escolar, motivação e criatividade, novas tecnologias aplicadas à educação, aprendizagem baseada em problemas e importância da educação inclusiva também são conteúdos abordados durante o MBA.

“Após essa vivência, além de outras expertises, o profissional também terá condições de orientar suas equipes escolares no planejamento, execução e avaliação de projetos que visam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, cita Fernanda.

 

Ensino a distância

O MBA em Gestão Escolar USP/Esalq têm aulas ao vivo, transmitidas online às sextas-feiras, das 19h às 23h. O conteúdo permanece gravado e pode ser acompanhado a qualquer momento.

A presença do aluno é registrada a partir da realização das provas, todas disponibilizadas também online – exceto a última, de qualificação, que deve ser feita no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia.

Durante as aulas, também é possível interagir com os professores e outros alunos através do chat ou talk show, tirando dúvidas sobre os conteúdos abordados.

 

Concurso público

Uma dúvida frequente dos pós-graduandos é quanto à possibilidade de prestar concurso público para cargos de coordenação e direção escolar.

Segundo o Art. 64 da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, a “formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional”.

Como o critério é da instituição de ensino e cada estado ou município podem ter exigências diferentes, é preciso entrar em contato com a diretoria de ensino a qual o colégio pertence (estaduais e particulares) ou com a secretaria municipal de educação (no caso de colégios municipais) para saber quais são os pré-requisitos para o cargo pretendido.

 

Saiba mais:

MBA em Gestão Escolar USP/Esalq

Certificação USP

Duração: 18 meses

Aulas e provas online (Exceto a última prova do curso, que será aplicada de forma presencial, no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia).

Formação superior completa obrigatória

Inscrições em www.mbauspesalq.com