Benefícios das redes sociais na pandemia

O ano de 2020 foi crucial para as empresas que, frente a anormalidades, tiveram que se adaptar ao uso das redes sociais na pandemia. O processo de digitalização mundial passou por uma grande aceleração e, hoje, é irreversível. O digital tornou-se, mais ainda, parte do nosso cotidiano e, assim, cabe às empresas aproveitarem as ferramentas digitais da melhor forma. E as redes sociais são uma delas.

Quem traz uma breve discussão sobre o assunto é Liliane Ferrari, professora do MBA em Marketing USP/Esalq, que já mostrou a importância de estudar as redes sociais, falou sobre cases de sucesso e alguns erros comuns no gerenciamento dessas redes. Se você quer saber mais sobre esses temas, confira abaixo!

Agora, para trazer o tema ao contexto atual, Liliane fala especificamente sobre como o mercado pode aproveitar as redes sociais para potencializar seus resultados em vendas.

O uso das redes sociais

Para começo de conversa, a professora fala do fenômeno causado pela pandemia: “as pessoas estão mais afastadas dos eventos sociais e têm mais tempo para estar nas mídias”.

Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar, empresa de consultoria, pesquisa e análise de dados, com a pandemia da Covid-19, o uso de redes sociais como o WhatsApp, Facebook e Instagram aumentou em 40%.

Esses dados são reflexo do processo de digitalização citado acima, em que as pessoas deixaram de sair de casa e tiveram mais tempo para estarem conectadas e presentes nas redes sociais.

Nesse cenário, como as empresas devem agir e se posicionar com seus leads e clientes? Para Liliane, o aumento do uso das redes sociais na pandemia é uma grande oportunidade para empresas se reinventarem.

“Vale a pena amplificar o conteúdo gerado e apostar em novos espaços como Pinterest para distribuir seus catálogos de produtos para serem encontrados por potenciais consumidores e otimizar as imagens e vídeos já criados para Instagram, por exemplo.”

Surfando na onda do digital

Se a digitalização é irreversível e os investimentos em comunicação e redes sociais se pagam, como o mercado pode aproveitar esse avanço digital? Separamos alguns pontos importantes.

  • Aumento da visibilidade: por meio de anúncios e publicações patrocinadas, as empresas podem aumentar o alcance e tornar a marca conhecida pelos usuários;
  • Mais relacionamentos: as redes sociais se mostraram ótimas aliadas das empresas no quesito “relacionamento com o cliente”, visto que agora elas podem interagir diretamente com cada um, respondendo dúvidas e construindo uma relação mais íntima;
  • Posicionamento da marca: ótima forma de conquistar relevância, por meio das posições que as empresas assumem frente a questões importantes;
  • Engajamento: tão importante quantos os outros itens, o engajamento torna possível às empresas alcançarem novos clientes por meio dos clientes já fidelizados.

Gostou de saber alguns benefícios do uso das redes sociais na pandemia? Então saiba que, ao se inscrever no MBA em Marketing USP/Esalq, você terá acesso a muito mais conteúdos como esse! Aproveite!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Compartilhar