Por que é importante estudar as redes sociais e começar hoje!

Que atire a primeira pedra quem não espiou em pelo menos uma das inúmeras redes sociais que temos disponíveis hoje. E, sim, e-mail e WhatsApp também contam. As redes sociais já são parte integral de nossas vidas e, mesmo sem percebermos muito evidentemente, estamos, durante quase que o tempo inteiro, conectados ao mundo digital e unidos por meio de dados e ferramentas que permeiam nosso cotidiano, como o caso da IOT, ou internet das coisas.

E, como tudo ultimamente, as redes sociais estão em constante mudança. Você já deve ter ouvido que a pandemia de Covid-19 somente acelerou uma transformação digital que já vinha ocorrendo, mas em passos mais lentos. Pois é, as redes sociais também seguem com grandes transformações e cada vez em um período menor.

Quem já trabalha com Marketing sabe que para se destacar no mercado é preciso conseguir acompanhar essas mudanças e se desenvolver diariamente. Isso quer dizer que é preciso estar antenado às tendências do mercado, além de saber trabalhar com as ferramentas mais atuais e conhecer a fundo seus leads e clientes. E as redes sociais são parte essencial de tudo isso.

Para você não ter mais dúvidas de que ainda é muito importante estudar sobre redes sociais e que o quanto antes você começar, melhor, conversamos com a professora Liliane Ferrari, professora do MBA em Marketing USP/Esalq, que comprovou a importância dos investimentos em redes sociais pelas empresas. Vem ver!

Redes sociais e Marketing: onde se conectam?

As redes sociais podem não parecer uma novidade para muita gente, mas é certo que elas apresentam novidades para os usuários todos os dias. E toda essa relevância atual das redes sociais fez, inclusive, com que elas se encontrassem com as mídias tradicionais, para que, em vez de dividir o público, pudessem somar.

Para Liliane, as redes sociais podem ser consideradas como uma nova mídia. “Elas são mais uma mídia, um espaço onde as pessoas estão com sua atenção voltada. E o Marketing precisa passar suas mensagens nesses locais, na medida em que as mídias mais tradicionais podem dividir a audiência com os novos canais”, afirma a professora.

Leia mais: 7 dicas de vídeo marketing para você usar agora A importância de estar nas redes sociais

Em um período em que tudo ficou ainda mais digital, as redes sociais ganharam ainda mais importância na hora de entreter e informar os usuários. As marcas que conseguem marcar presença no universo de interesses do cliente, com entretenimento e informação, serão atrativas. Então, mídias sociais são, na verdade, muito mais sobre o que interessa às pessoas do que aquilo que a marca quer dizer de modo impositivo.

Quer saber mais sobre isso? Leia também: UGC e a importância do conteúdo gerado pelos usuários

Liliane aproveitou para listar algumas ações importantes para o profissional de Marketing, quando o assunto é redes sociais:

  • Ter um perfil atualizado, alinhado com o objetivo da marca, focado não apenas em vender, mas também em interagir com o público e conversar
  • Fazer um bom planejamento de conteúdos
  • Observar e analisar os resultados
  • Traçar insights a partir das reações dos leads

Essas ações já aproximam sua comunicação e a deixam ainda mais assertiva, seja no mundo corporativo ou sua marca pessoal.

E se você gosta desse tema, aqui temos um texto para você: Vai desenvolver a sua marca pessoal? Confira essas dicas

A importância da especialização

Já deu para ter uma ideia de que as redes sociais são uma ferramenta importante para o profissional de Marketing, e que vieram para ficar. Por isso, buscar estudar e se desenvolver como um profissional de Marketing é um ótimo primeiro passo para você, que deseja dar esse upgrade na carreira.

Para te deixar com um gostinho de “quero mais”, Liliane comenta sobre o MBA em Marketing USP/Esalq e como a pós-graduação pode ser proveitosa.

“O MBA em Marketing USP/Esalq desenvolve nos alunos uma visão geral, que eles, enquanto profissionais, passarão a ter sobre o Marketing e, assim, poderão atuar de forma mais segura nas tomadas de decisão e na criação de estratégias nas empresas. A área é bastante vasta e se atualiza na velocidade da luz. Sabendo disso, as empresas sempre estarão em busca dos profissionais mais atualizado e gabaritados”, completa a professora.

E você, gosta de estudar as redes sociais? Então torne-se esse profissional que as empresas procuram com o MBA em Marketing USP/Esalq! É só clicar e se inscrever!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Compartilhar