Como é o processo de emissão do certificado do MBA USP/Esalq

Ter o certificado do MBA USP/Esalq em mãos é o sonho de muitos profissionais. E, ao serem aprovados no fim do curso, os alunos recebem um certificado que, além de carregar a excelência e tradição em ensino e a inovação com aulas ao vivo e interação entre alunos e professores, é autêntico, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e que pode ser validado para uso no exterior.

Para tanto, o prazo para entrega do certificado do MBA USP/Esalq ao aluno pode demandar de oito meses a um ano. Esse período compreende a realização das atividades de fechamento acadêmico e financeiro e a prestação de contas das partes envolvidas na realização dos cursos junto à Universidade de São Paulo (USP).

Mas não se preocupe! Até que o certificado do MBA USP/Esalq seja emitido, os alunos podem apresentar a declaração de conclusão. Ela é disponibilizada no sistema acadêmico poucos dias após a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Características do certificado do MBA USP/Esalq

Algumas características do certificado do MBA USP/Esalq são importantes para compreendermos seu processo de expedição:

  • Os documentos são emitidos pela USP, em São Paulo;
  • São impressos em papel moeda;
  • E são emitidos por turma do curso, e não individualmente, ao término do curso por cada aluno. Isso quer dizer que os alunos seguem um cronograma de aulas e apresentações do TCC, de forma que todos desenvolvam atividades em conjunto.

Vale lembrar que o certificado do MBA USP/Esalq vem acompanhado do histórico do aluno, que é assinado um a um, a mão, por duas pessoas. O histórico é impresso pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Endereço atualizado

Após a impressão dos certificados pela USP, eles são enviados para a Esalq, que os encaminha para o Pecege, instituto de educação e inovação que operacionaliza os MBAs USP/Esalq em uma parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

O Pecege, então, organiza os certificados e históricos e contata os alunos para atualização dos endereços de entrega. Os documentos são enviados via Correios para o Brasil e exterior.

O certificado do MBA USP/Esalq, portanto, só é enviado quando os alunos atualizam o endereço de entrega. Isso garante a segurança da operação.

Prestação de contas

Lembra que, no início do texto, mencionamos os fechamentos acadêmico e financeiro e a prestação de contas? Então, a prestação de contas consiste em concluir todos os lançamentos no sistema da USP e enviar os documentos dos fechamentos acadêmico e financeiro para a USP/Esalq.

Você viu que o processo de emissão do certificado do MBA USP/Esalq é bem detalhado, né? Tudo isso porque os alunos merecem concluir o sonho de realizar um MBA com um documento autêntico, reconhecido e que pode, inclusive, ser validado no exterior.

Valeu a pena

A jornada até a conclusão de um curso de pós-graduação é bastante gratificante. A chegada do certificado do MBA USP/Esalq só reforça o sentimento de satisfação dos alunos.

E para você entender melhor sobre essa emoção, separamos o depoimento da Daiane Fernandes, que cursou o MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq.

“O MBA de Gestão de Negócios possibilitou a aplicação do conhecimento adquirido para soluções diárias no ambiente de trabalho. Criando networking dentro da sala de aula, com histórias de negócios bem-sucedidos e outros com problemas e dificuldades, o curso apresentou diversas maneiras de percorrer esse caminho, enfrentando os riscos para chegar ao sucesso.

A realização do curso possibilitou a ampliação de horizontes no meio empresarial e aflorou uma força pessoal: acreditar e confiar que você é capaz de fazer diferente, fazer acontecer e sempre evoluir. Às vezes é difícil, temos uma grande jornada diária, mas a educação é primordial e concluir o curso me auxiliou em mais essa etapa da minha vida.”

Gostou de saber mais sobre o certificado do MBA USP/Esalq? Qualquer dúvida, entre em contato com a gente!

Autor (a)

Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar