Como usar SEO local para o crescimento dos negócios

Para um negócio, investir em ferramentas e estratégias de captação de clientes e aumento das vendas é essencial. Por isso, o SEO local pode ser o caminho certo.

Mas, afinal, o que é SEO local? Esse conjunto de estratégias de otimização utilizando o Google trabalha para potencializar as vendas de um negócio e torná-lo conhecido regionalmente. Seus resultados expressivos garantem a fidelização de clientes e tornam possível que um negócio se estabeleça como referência no segmento, além de ser gratuito.

Com o constante aumento das buscas mobile, é importante que os negócios se adaptem e busquem formas de alcançar mais clientes pelo meio digital.

Por isso, separamos uma breve explicação sobre SEO local, seus benefícios para os negócios e como você deve utilizá-lo. Confira!

SEO local: estratégia essencial

É impossível falarmos de SEO sem antes explicarmos sua definição. Essa otimização trabalha com as pesquisas do Google e tem o objetivo de aperfeiçoar as buscas locais para gerar melhor posicionamento orgânico do negócio e novos leads (potenciais clientes) de maneira rápida e eficaz.

Atualmente, a maioria das pessoas se conecta à rede pelo menos uma vez ao dia e em algum momento realiza uma pesquisa. Nossos celulares e dispositivos eletrônicos possuem sinal geográfico (GPS) e emitem dados valiosos que podem ser utilizados pelo SEO local para levar pessoas ao negócio.

Vale ressaltar que essa otimização funciona apenas para lojas e negócios que possuem local físico, e está totalmente atrelada ao fator geográfico, pois trabalha com as regiões e pessoas próximas ao negócio. Quando alguém pesquisa algo como “mercado”, o Google indica os mercados próximos do usuário. Na prática, não adianta uma loja do interior de São Paulo ter seu nome divulgado na região Norte do país, pois dificilmente conseguirá clientes.

Por que utilizar SEO local?

Entre os diversos benefícios, alguns se destacam, como:

  • Aumento da visibilidade entre os concorrentes na região, o que garante o posicionamento do negócio e contribui para mais visitas e contatos de possíveis clientes
  • Incentivo da tomada de decisão e ação dos buscadores, com a possibilidade de ler avaliações de outros clientes, entrar em contato e até mesmo visualizar fotos do local
  • Novos leads, principalmente entre as pessoas que estão visitando a cidade e procurando um local diferente
  • Aumento da autoridade local por meio da posição do negócio em uma pesquisa do Google. Quanto mais em cima estiver, melhor. Vamos falar mais sobre esse ranking no próximo tópico.

Fatores de ranqueamento do SEO local

De forma simples, o Google ranqueia os resultados de suas pesquisas de acordo com duas informações importantes: a intenção local e o Google Meu Negócio.

A intenção local se resume no buscador procurando algo que satisfaça a própria necessidade. Já o Google Meu Negócio é um cadastro essencial para empresas, que exibe as informações de contato, endereço, avaliações e assim por diante.

A partir disso, o Google apresenta o que é chamado de:

  • Local Pack: os três primeiros resultados de lugares em uma busca
  • Local Finder: todos os demais resultados de locais, exibidos após clique em “Mais lugares”
  • Resultados orgânicos: resultados naturais que têm relação com a palavra-chave

Embora as duas primeiras seções não estejam no mesmo tipo de ranking dos resultados orgânicos, a melhor forma de estar bem colocado em tudo é realizar a otimização completa, utilizando o site da empresa e o Google Meu Negócio.

Para que um negócio tenha uma boa posição nos rankings ele precisa de alguns critérios, como:

  • Proximidade: leva em conta a distância entre o buscador e a pesquisa
  • Destaque: nível de popularidade do negócio na região, analisado por meio das avaliações de clientes e feedbacks
  • Relevância: relação entre o buscador e o negócio.

No caso dos resultados orgânicos das pesquisas, eles estão atrelados ao site do negócio. Logo, os critérios para gerar um ranking desses resultados estão relacionados com:

  • Relevância do conteúdo produzido
  • Fluidez para carregar o site
  • Responsividade
  • Segurança
  • Autoridade do domínio

Esses critérios, combinados com os resultados apresentados com base na localização do buscador, as palavras-chave entre outros, formam o ranking de resultados orgânicos. Ainda assim, os resultados podem não apresentar apenas sites de negócios locais, mas também vagas de emprego, notícias etc. E, para que um negócio tenha uma boa posição nos links orgânicos, ele precisa se mostrar relevante ao público.

Como fazer SEO local de maneira eficiente

Essa otimização deve ser feita com os mesmos fatores determinantes de qualquer ranqueamento que o Google realiza, mas levando em consideração o Google Meu Negócio e o componente geográfico. Respectivamente, enquanto um faz a diferença nas buscas locais pela quantidade de informações sobre o negócio em si, o outro marca as pesquisas locais e deve ser usado na busca por backlinks com as empresas da região.

Veja algumas dicas valiosas para aplicar o SEO local em um negócio:

O essencial é o resultado, não o tráfego

É importante entender que, diferente do SEO tradicional – que analisa o tráfego no site e direciona as pessoas para lá –, o SEO local leva as principais informações aos buscadores de maneira rápida e eficaz. Ou seja, a conversão que um negócio deseja pode acabar sendo feita sem que o cliente entre no site, pois tudo que ele precisa já foi mostrado pelo Google – endereço, telefone entre outros.

O Google Meu Negócio

Novamente, este é o grande diferencial para que um negócio conquiste uma boa posição no Local Pack e possa se mostrar relevante ao público. Quanto mais completo o cadastro estiver, mais bem apresentado o negócio estará, tornando o Google Meu Negócio um fator determinante para alcançar potenciais clientes.

Nessa ferramenta também podem ser inseridas informações de eventos, métodos de pagamento, perguntas e respostas etc.

Avaliações dos clientes

Para um negócio, incentivar os clientes a comentarem sobre o serviço prestado ou produto oferecido é uma obrigação. Uma vez que os comentários positivos estejam no Google, novos leads terão mais confiança em se tornarem clientes.

Links e citações de marcas locais

Fundamentais para um negócio, os links e citações constroem autoridade. Assim, conquistá-los em empresas locais deve ser uma prioridade.

A experiência de um site responsivo

Uma vez que as pesquisas mobiles apresentam as informações aos clientes de maneira rápida e prática, o site da sua empresa não pode ser diferente. Uma experiência agradável ao usuário fará com que ele volte a procurar o seu negócio e o indique para outras pessoas.

Marketing de Conteúdo regional

Esse passo está ligado ao fator geográfico e incentiva a criação de conteúdo para a região em que o negócio se encontra, além de utilizar palavras-chave para aquela localidade.

Ao levar em consideração todos esses fatores e detalhes importantes, qualquer negócio pode se destacar na região em que está estabelecido.

Gostou de aprender sobre SEO local? Então compartilhe essa informação com os empreendedores que você conhece e leve o conhecimento adiante!

Autor (a)

Compartilhar