Como melhorar resultados de venda com o lançamento de produtos

Você já ouviu falar de empresas consideradas verdadeiros cases de sucesso? São marcas conhecidas globalmente e consideradas referências em Marketing. Entre todas as técnicas utilizadas por essas marcas, há uma específica que faz total diferença – o lançamento de produtos.

Essa técnica aparentemente simples é essencial para quem busca alcançar melhores resultados de Marketing e Vendas. Para te ajudar, preparamos um resumo especial sobre a fórmula de lançamento de produtos e algumas variações dessa técnica tão importante. Vem ver!

A fórmula de lançamento de Jeff Walker

A mente por trás da fórmula de lançamento é do autor americano Jeff Walker, um revolucionário do Marketing Digital e referência mundial por ensinar sobre relacionamento, conteúdo, oferta e feedback, tornando possível o aumento de receita por meio da venda de produtos digitais e lançamento de produtos.

Atualmente, adaptações na fórmula foram necessárias, mas a base sólida focada no relacionamento permanece intacta e gerando bons resultados.

Entendendo a fórmula

Para facilitar o entendimento sobre essa técnica, vamos começar dizendo que a fórmula utiliza duas vertentes principais: treinamentos online e eventos ao vivo.

No primeiro caso, são oferecidas aulas em cursos e materiais focados no tema. Além disso, há uma área privada para os alunos tirarem dúvidas e compartilharem experiências, gerando interação e promovendo relacionamento entre os participantes – pontos que refletem diretamente no processo de aprendizado.

Já nos eventos ao vivo (ou Eventos da Fórmula), o ponto principal é a experiência. São encontros que reúnem profissionais de diversas áreas e donos de negócios. No evento, palestras são ministradas por grandes nomes do empreendedorismo, como o próprio Jeff Walker.

Confira a seguir os principais tipos de lançamento de produtos.

Lançamento Interno

Essa estratégia consiste em utilizar vários tipos de mídia e, como o próprio nome já diz, é voltada ao público interno, um grupo de contatos que já conhece sua marca, seus produtos e ofertas. Por isso, as chances de obter um resultado positivo são grandes.

Além disso, sua aplicação permite a utilização de vídeos que podem ser compartilhados pelo público interno com qualquer pessoa, aumentando o alcance.

Lançamento Externo

Esse passo é essencial para buscar parcerias externas e gerar uma lista completa de contatos com base na imagem que a empresa possui.

Embora sua aplicação exija maior investimento, seus resultados valem a pena. Outro ponto importante é a forma correta de execução desse passo: ele deve caminhar juntamente com um bom Lançamento Interno.

Lançamento Relâmpago

Esse método de lançamento de produtos utiliza a base de cliente ou leads diretos e trabalha com ofertas exclusivas em tempo limitado. Geralmente, o Lançamento Relâmpago pode durar até uma semana e é bem conhecido por utilizar estratégias que agregam benefícios específicos às ofertas.

Lançamento Semente

O nome desse lançamento diz tudo sobre sua mecânica: você planta uma semente e colhe seu fruto – ou produto.

Parece subjetivo, mas não é! A ideia do Lançamento Semente é realizar pesquisas com pessoas interessadas em algo em comum e levá-las a falar de seus desejos e receios, de forma que, com os resultados obtidos, seja possível criar um produto capaz de suprir as expectativas apresentadas nas pesquisas.

Lançamento de Afiliado

A mecânica desse lançamento trabalha com produtos de terceiros, oferecidos junto a benefícios exclusivos e por tempo limitado. Esses produtos podem vir acompanhados por adicionais, próprios ou de afiliados. O método se assemelha bastante com o Lançamento Relâmpago.

Lançamento Perpétuo

Um passo ousado, mas que é mais simples do que parece. Sua mecânica trabalha com o relançamento de algum produto ou serviço já lançado anteriormente e tem foco em apresentá-lo para sua lista de contatos, principalmente para aqueles que entraram recentemente e não participaram do primeiro lançamento.

Lembrando que, para se ter êxito nesse lançamento de produtos, é importante ter, antes de tudo, sucesso no Lançamento Interno.

Dicas para um bom lançamento de produtos

Algumas técnicas podem te ajudar na aplicação do lançamento de um produto. Veja algumas opções:

  • lista de e-mails: para oferecer conteúdos variados para os leads
  • gatilhos mentais: para atrair o público e gerar expectativa pelo produto ou serviço
  • o próprio lançamento: para analisar e buscar entender a reação do público mediante à oferta entregue

Entenda seu próprio negócio, aplique os melhores métodos e técnicas e você estará cada vez mais próximo de alcançar maiores números em vendas, além de mais clientes e parcerias para sua lista.

Quer aprender mais sobre lançamento de produtos e outras técnicas de mercado para impulsionar seus resultados? Então conheça o MBA em Varejo Físico e Online USP/Esalq e se inscreva!

Autor (a)

Compartilhar