Conheça o MBA em Gestão Escolar USP/Esalq

Muitas coisas mudam rapidamente no ambiente educacional. Por isso, cursar um MBA em Gestão Escolar te mantém atualizado e com capacidade técnica para se adequar às novidades. Quer saber mais? Confira o que selecionamos para você sobre o MBA USP/Esalq.

Primeiras impressões

O MBA em Gestão Escolar USP/Esalq é um curso de pós-graduação Lato sensu, vinculado à Universidade de São Paulo. Essa especialização tem duração de 18 meses e é oferecida na modalidade EAD (ensino a distância).

Para quem se destina

O programa do curso é direcionado a profissionais da área educacional, proporcionando formação para quem pretende atuar como coordenador ou diretor de escolas do nível básico ao superior, públicas ou privadas.

Pré-requisitos

Contudo, para se inscrever no MBA em Gestão Escolar só há um pré-requisito: diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Além disso, não é necessário, por exemplo, nenhum tipo de conhecimento anterior na área.

“O curso não é restrito e pode ser cursado por profissionais de qualquer área, desde que tenham ensino superior completo. O MBA em Gestão Escolar forma especialistas a partir do aprofundamento de conhecimento nas diferentes áreas que compõem a gestão”, explica Rosebelly Nunes, coordenadora do MBA em Gestão Escolar USP/Esalq.

Multidisciplinaridade no ambiente de ensino

Entre os diferenciais do curso, a multidisciplinaridade se destaca no preparo dos profissionais capacitados para melhorar o desempenho das escolas.

“Quando falamos em MBA em Gestão Escolar precisamos entender que o ambiente de ensino engloba quatro pontos principais e que devem estar no radar dos gestores. São os aspectos educacional, financeiro, mercadológico e humano”, afirma a professora.

Por isso, o curso propõe o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva, com discussão de teorias, técnicas e instrumentos, assim como sua aplicação prática para aprimorar as relações em todas as esferas: entre alunos, professores, funcionários e pais e responsáveis.

Programa curricular

Para começar o MBA em Gestão Escolar USP/Esalq com o pé direito, as primeiras aulas são introdutórias e de fundamentos do direito à educação, que ajudam tanto os novos alunos a construírem um panorama geral sobre o tema quanto os alunos que já têm alguma base a relembrarem os principais conceitos.

As aulas também abrangem conteúdos relacionados a políticas e gestão na educação, planejamento e práticas, liderança e gestão de pessoas, gestão do conhecimento na sociedade digital, projetos interdisciplinares e tópicos especiais.

Os alunos vão aprender sobre desigualdade na educação, base curricular, cultura escolar, coordenação pedagógica, conhecimento científico, gestão democrática e os sistemas de ensino, financiamento e recursos financeiros, legislação, PNE, PDE e PAR, avaliação institucional e da aprendizagem, projeto político-pedagógico, gestão de projetos, relações interpessoais, marketing, ética, motivação e gestão da qualidade.

Tecnologia da informação e comunicação, aprendizagem baseada em problemas, educação inclusiva, saúde escolar, neurociência, diversidade, bullying e responsabilidade social também são parte do programa curricular do curso. Para finalizar, os alunos precisam produzir e apresentar o TCC (trabalho de conclusão de curso).

Aulas online e ao vivo

Os alunos do MBA em Gestão Escolar podem aproveitar a flexibilidade que o curso da USP/Esalq oferece. As aulas online são ao vivo, com muita interação entre alunos e professores. Elas ocorrem semanalmente, às sextas-feiras, das 19h às 23h.

Contudo, esse conteúdo permanece gravado e os alunos podem assistir no horário que for mais adequado ou rever sempre que acharem interessante, até o fim do curso.

As provas também são online e contabilizam a frequência do aluno no curso. Elas podem ser realizadas em até três semanas após a aula a que se referem.

O futuro é agora

O MBA em Gestão Escolar proporciona a vivência necessária para que o profissional desenvolva habilidades e competências para uma administração de excelência e abrangente.

“Com o curso, os profissionais terão condições de orientar as equipes escolares no planejamento, execução e avaliação de projetos que visam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, comenta Rosebelly.

E tudo isso sem deixar de lado as mais recentes adequações digitais, exigidas por um mundo cada vez mais dinâmico e incerto. Assim, o curso também prepara os profissionais com desenvolvimento de habilidades socioemocionais que oferecem equilíbrio para a tomada de decisões e no relacionamento com todas as partes envolvidas no processo educacional.

Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar com o que precisar!

Inscreva-se no MBA em Gestão Escolar USP/Esalq. As aulas começam dia 23 de outubro de 2020!

Autor (a)

Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here