Conheça o LMS e sua função nos treinamentos online

O universo da educação tem na tecnologia uma importante aliada para expandir o conhecimento online e acompanhar as inovações no ramo. Uma aplicação útil para os processos virtuais é o LMS (Sistemas de Gestão de Aprendizagem), que basicamente auxilia na criação, organização e oferta de conteúdo.

Para entender melhor, basta imaginar essa ferramenta de forma mais simples, como uma organizadora. Ela desempenha a função de gestão assim como uma caixa de e-mail ou um editor de documento fazem com mensagens e documentos maiores.

Além da aplicação em instituições de ensino, o LMS também é utilizado por empresas que buscam autonomia no treinamento corporativo e uma capacitação mais eficiente de seus colaboradores.

Vale lembrar que essa função é importante em tempos de distanciamento social, pois pode promover atualização para a organização mesmo que os profissionais não estejam desenvolvendo suas funções de forma 100% presencial.

Embora as plataformas de LMS possam ser especializadas para atender ao mesmo tempo o mundo corporativo e escolar, as necessidades de um e outro podem ser mais específicas. Hoje vamos falar um pouco sobre o uso do LMS nos treinamentos corporativos. Confira a seguir. 

Quando usar

Muitas empresas desejam otimizar a gestão dos seus talentos, unificando processos como recrutamento, avaliação de desempenho, sucessão e compensação para tomar sempre as melhores decisões na hora de orientar o capital humano.

Dessa forma, o desenvolvimento dos colaboradores passou a ser uma urgência para as organizações. Uma LMS, portanto, servirá para cumprir os mais diversos propósitos corporativos, tais como: 

  • Treinar novos colaboradores;
  • Disponibilizar e reforçar informações estratégicas para acesso sempre que necessário;
  • Mensurar os resultados dos treinamentos;
  • Regular a adesão dos funcionários;
  • Alinhar os colaboradores aos objetivos da organização;
  • Transmitir a cultura da empresa;
  • Manter os profissionais atualizados;
  • Registrar a participação dos funcionários;
  • Facilitar a atualização do conteúdo;
  • Ampliar o engajamento dos funcionários.

Funcionalidades

Antes de contratar uma plataforma é indispensável entender os recursos e objetivos que serão empregados nela, caso contrário, o conteúdo vai gerar confusão e desestabilizar o projeto de um treinamento fluido e bem aplicado.

Como principal funcionalidade, a gestão de conteúdo de um LMS distribui para os usuários as diversas formas de materiais destinadas ao treinamento. Eles podem ser vídeos, áudios, arquivos de texto, links entre outros. Algumas plataformas, inclusive, possuem o recurso de criação de conteúdo, atribuindo mais autonomia para o usuário.

No LMS existe também a possibilidade de criar testes e pesquisas, para acompanhar o desenvolvimento do usuário ou receber feedbacks. Já com o recurso de reuniões online e chat, os participantes se reúnem e trocam experiências ao vivo com o instrutor.

O distanciamento social trouxe a necessidade de formas mais efetivas para absorver o conhecimento e se conectar com os parceiros de equipe. Portanto, os treinamentos com a plataforma de LMS devem considerar a interação entre os usuários.

Outras funcionalidades encontradas na aplicação são:

  • Gamificação (Gamification): monitora as conquistas e atribui premiações
  • Tarefas e checklists: organiza tarefas e avaliações de desempenho
  • Relatórios e dashboards: permite criar balanços sobre diversas necessidades

Estratégia conveniente

Pensando no contexto atual, a utilização de um LMS oferece vantagens para a orientação de muitas pessoas, ao mesmo tempo em que produz benefícios para a empresa, como:

  • Custo reduzido, uma vez que os encontros ocorrem online e dispensa verba para locação de espaço e deslocamento de pessoas, por exemplo. Além disso, o treinamento pode ser utilizado com mais grupos, como no caso de funcionários admitidos posteriormente; 
  • Cumprimento de normas de regularização, no caso de empresas que são auditadas em relação aos treinamentos. Uma plataforma LMS acompanha o desenvolvimento de cada funcionário no treinamento e estimula a participação no curso;
  • Promoção do engajamento, que reflete positivamente na produtividade e nos resultados individuais. Saber estimular a participação e dar abertura para que o profissional acompanhe a capacitação no seu ritmo potencializam a ferramenta;
  • Tempo reduzido, com criação e distribuição rápida dos treinamentos e uso compartilhado de trilhas disponíveis na internet;
  • Diagnóstico da organização, contendo informações sobre os colaboradores, assim como seus resultados e as lacunas do conhecimento em determinada área.

Escolhendo um LMS

Os sistemas de gestão de aprendizagem seguem tendências e por isso estão constantemente se atualizando. Como não poderia ser diferente, a mobilidade e praticidade viraram urgências para atender os trabalhos remotos e de contato reduzido.

Portanto, ao buscar por um LMS para aplicar em um treinamento corporativo, é importante verificar a oferta dos seguintes itens: 

Customização: o visual da ferramenta tem que estar de acordo com o da empresa para criar afinidade aos funcionários.

Instrumentos: para atender a todos os objetivos, nenhum recurso deve ser esquecido, como fóruns de discussão, avaliações, emissão de certificados, chats entre outros. 

Segurança: tanto para aquisição da ferramenta quando na inclusão de usuários, é importante escolher uma LMS que seja certificada.

Suporte: a plataforma precisa suportar os mais diversos tipos de conteúdo, desde vídeos e textos a áudios e materiais gráficos.

Adaptabilidade: para garantir o uso em mais de um dispositivo (computador e smartphone), ela deve ser responsiva.

Simplicidade: a plataforma precisa ser intuitiva para que os colaboradores consigam completar a experiência ainda mais engajados.

Você conhece plataformas de LMS? Indique para nós aqui nos comentários 😉

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim. Quando não estou me ocupando em ser a garota dos textos e do Instagram, gosto de usar meu tempo para devorar livros, acompanhar algum bom filme, enfeitar minha casa com tapetes de crochê, desenhar flores e abusar dos meus dotes na cozinha.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here