Como será a entrevista de emprego do futuro?

entrevista de emprego do futuro

O que esperam de mim? Essa é uma das perguntas que muitos se fazem ao participar de um processo seletivo para vaga de trabalho. Com as mudanças que a tecnologia proporciona, o modelo de seleção de colaboradores também sofre alterações. Isso nos leva a pensar: como será a entrevista de emprego do futuro?

Entre dinâmicas, testes online, provas e entrevistas, as empresas esperam encontrar o perfil que se encaixa perfeitamente na vaga. No entanto, apesar de parecer um processo bastante complexo para filtrar e selecionar a pessoa ideal, muitas vezes esse sistema falha.

As organizações encontram com o passar do tempo novos métodos para aprimorar o processo seletivo. Separamos alguns itens que deverão fazer parte da entrevista de emprego do futuro – e alguns já até fazem. Confira!

Jogos

Uma tendência que já acontece em algumas empresas pelo mundo é a inserção de jogos digitais no processo seletivo. Geralmente, esse recurso é utilizado para testar as habilidades de raciocínio lógico do candidato, além de observar como ele lida com situações que saem do cotidiano.

Dependendo do segmento, a empresa coloca o participante para gerenciar algum negócio ou lidar com pequenas situações matemáticas, tudo por meio do jogo. Esse método substitui o que antes era feito por meio de uma prova complexa e cansativa. Isso deve se tornar comum na entrevista de emprego do futuro.

Mais pessoal

Apesar de lidar com mais tecnologia, outra tendência para os processos seletivos dos próximos anos – e que já acontece em algumas empresas – é a humanização. Ou seja, o candidato não terá que mostrar apenas que é muito bom tecnicamente, mas também que sabe lidar com pessoas, é comunicativo e é, acima de tudo, uma boa pessoa.

Em várias empresas os gestores de recursos humanos já costumam perguntar dos hobbies do candidato, se pratica algum esporte e o que gosta de fazer. Isso deve se espalhar e tornar comum na entrevista de emprego do futuro.

Por isso, é preciso estar atento para não se perder em meio a certificados e cursos de qualificação e acabar esquecendo de aprimorar as habilidades transversais.

Soft Skills

O termo “soft skills” já é muito utilizado por gestores de recursos humanos e recrutadores. Ele se refere às habilidades que o candidato não aprende em um curso ou universidade. A comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e inteligência emocional são algumas – e são essenciais no mercado de trabalho hoje.

Na entrevista de emprego do futuro será comum que os recrutadores busquem essas habilidades e selecionem quem as tem. Quem já está no mercado de trabalho deve se adequar e buscar aprimorar as soft skills. Quem pretende se inserir nos próximos anos, deve começar a buscá-las imediatamente.

Uma boa maneira de fazer isso é se dedicando a algum hobbie. Por exemplo, quem pratica esportes em grupo tende a saber trabalhar em equipe e ter muita disciplina. Quem faz teatro costuma ter mais facilidade de comunicação e consciência corporal. Todo hobbie traz algum conhecimento que pode ser aproveitado em outras áreas.

Técnica

Uma coisa é fato: as empresas continuarão a buscar profissionais que tenham conhecimentos técnicos avançados para aquele cargo. Embora a tendência seja cada vez mais a valorização das habilidades transversais, a técnica ainda é fator determinante.

Por isso é importante mostrar na entrevista de emprego do futuro, além de tudo que já foi citado, que você tem o conhecimento necessário para ocupar o cargo para o qual se candidatou. Claro, tudo guiado pelo recrutador, que vai perguntar sobre isso em algum momento.

O que evitar

Não somente na entrevista de emprego do futuro, sempre existirão situações para se evitar em processos seletivos. Por exemplo, antes de ir a uma entrevista é preciso conhecer pelo menos o básico da empresa que pretende trabalhar. A falta de conhecimento pode ser um fator eliminatório.

Confira mais algumas situações para evitar:

  • Atrasos
  • Arrogância
  • Falta de autoconfiança
  • Nervosismo em excesso
  • Falar mal de ex-chefes ou de outras empresas
  • Mentiras

Se interessou? Leia também: Por que as empresas estão olhando para os nossos hobbies?