Marketing de luxo: mercado é apresentado em palestra do SIM

marketing de luxo

Reunindo uma série de estratégias para agregar valor à experiência de compra, o marketing de luxo é um mercado resistente a crises. Por criar diferenciais competitivos para as marcas e passar uma imagem única aos clientes, a estratégia é importante no repertório dos profissionais de marketing.

Pelo seu dinamismo, o mercado de luxo movimenta atualmente mais de um trilhão de euros por ano no mundo, atendendo a uma ampla gama de clientes que buscam qualidade, tradição e inovação.

“Diferente do que vemos no mercado popular, o consumidor busca valores mais profundos nos produtos e serviços ofertados, que fazem com que a gestão de marketing tenha uma preocupação muito maior com detalhes para obter a excelência”, conta Miguel Angelo, professor da USP e palestrante da edição de julho do Evento SIM.

Marketing de valor aquisitivo

Com o objetivo de mostrar as principais características da gestão e as decisões de marketing para profissionais que atuam no setor de luxo, a palestra ministrada por Angelo se iniciará com uma rápida conceituação do tema e do cenário competitivo. Logo após ele colocará em questão as principais mudanças que o gestor enfrenta neste mercado.

“A gestão de marketing se tornou mais complexa nos últimos anos, com novas áreas decisórias que precisam ser abordadas para se obter a excelência”, comenta.

Engana-se quem pensa que o marketing de luxo fala sobre preços, conveniência, comparações ou de qualquer outro valor mais popular. “O luxo não se refere especificamente a uma categoria de produtos, mas a uma dimensão conceitual e simbólica, que é fortemente identificada com os valores culturais de uma sociedade em um período particular da história”, observa o palestrante.

Segundo Angelo, as principais características deste nicho são: a raridade, o trabalho artesanal, complexo conteúdo simbólico, alto preço e alto valor percebido, seu status social, complexidade e erudição na aquisição, valor estético, composição de estilo de vida e prazer hedônico em seu consumo.

Mercado para todos

Dificilmente em crise, o marketing de luxo vem apresentando taxas contínuas de crescimento, sem nenhuma recessão nas últimas décadas e oferecendo grande potencial de crescimento para seus players.  De acordo com Angelo, neste ano a estimativa para este mercado é um crescimento de cerca de 6% no mundo e 3% no Brasil.

Nesse contexto, não só profissionais do marketing poderão se beneficiar com a atualização do mercado, uma vez que o foco das estratégias estará sempre voltado para a experiência do consumidor.

“A intensa busca pela excelência pode oferecer valiosas lições para todos gestores que buscam o sucesso de sua empresa. As estratégias de obtenção de altas taxas de satisfação e fidelização que se observam neste mercado podem inspirar todos os demais setores”, observa o palestrante.

Embora as perguntas estratégicas de marketing sejam as mesmas, Angelo comenta que as respostas sempre serão distintas quando comprado o modelo tradicional e o de luxo.

“Isso significa que o mix de marketing busca um contato mais personalizado e pessoal com seus consumidores, maior atenção a detalhes e profundo conhecimento de sua persona – preferencias, hábitos, características, atitudes e opiniões”, finaliza.

Fique atento: A palestra “Marketing de serviços para luxo” ocorre dia 20 de julho, das 16h30 às 17h30, no campus Esalq/USP em Piracicaba (SP), durante o XII SIM.
Quer participar do evento? As inscrições podem ser feitas aqui: https://eventosim.pecege.com/inscricoes/