5 livros de empreendedorismo voltado para mulheres

livros sobre empreendedorismo

O empreendedorismo feminino é um tema muito debatido atualmente no universo dos negócios. No entanto, a representatividade feminina, embora venha crescendo, é menor do que a masculina – principalmente em cargos de liderança.

Para as mulheres que pretendem entrar nesse universo e empreender, o Next separou uma lista com cinco livros que podem ajudar. Confira!

Empreendedorismo Feminino – Mulheres de Alto Impacto

Essa obra não é escrita por uma única pessoa, mas reúne relatos de 28 mulheres que são líderes de suas carreiras, empresas e famílias. Elas compartilham suas histórias de vida, opiniões, crenças, dúvidas e desafios do dia a dia. São 25 capítulos de sabedoria e incentivo de quem enxerga oportunidade nos momentos de crise.

A leitura é importante para quem está começando o próprio negócio, essencialmente mulheres. As experiências relatadas no livro mostram personalidades que quebraram padrões limitantes e que venceram obstáculos para alcançar seus sonhos.

Ganhar, Gastar, Investir – O livro do dinheiro para mulheres, de Denise Damiani e Cynthia de Almeida

O objetivo de muitas é ganhar mais, gastar com sabedoria e investir bem. No entanto, falar de dinheiro para boa parte das pessoas é delicado. A relação com ele pode ser irracional e, na hora dos investimentos, não saber bem o que fazer é comum.

O livro de Denise e Cynthia reúne conceitos que auxiliam na administração da vida financeira. Além disso, as autoras abordam outros temas, como casamento, divisão de gastos, maternidade e trabalho. Contam, ainda, histórias de mulheres anônimas e famosas do mundo financeiro.

Empreendedoras por natureza, de Ana Fontes e Rosely Cruz

As histórias das duas autoras é o tópico central do livro. Vindas de realidades distintas (Rosely de Campinas, em São Paulo, e Ana de Tapera, em Alagoas), ambas têm em comum o instinto do empreendedorismo aguçado desde muito cedo.

Durante a infância, Rosely despertou essa paixão durante a tentativa de fabricar e vender sorvetes. Tinha sete anos na época. Já Rosely enfrentou uma seca severa durante vários anos quando era criança e hoje tem um escritório de advocacia voltado para a inovação do direito e empreendedorismo – pelo que é conhecida no mercado.

Faça acontecer – Mulheres, trabalho e vontade de liderar, de Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg faz uma reflexão sobre as mulheres na liderança. Como a presença feminina é grande na força de trabalho, mas pequena quando se trata de cargos de liderança ou do alto escalão do governo de países.

A autora – que já foi eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes – investiga as razões desse cenário de liderança feminina e, ainda, porque ele está estagnado há tanto tempo. Sheryl encoraja as mulheres a buscarem seus objetivos sem medo, mas a obra é indicada para homens também.

Elas empreendedoras, de Andréa e Bruna Villas Boas

A obra é uma análise profunda do empreendedorismo feminino no Brasil e reúne os depoimentos de 21 mulheres com negócios de sucesso no país. O livro tem o objetivo de analisar os dados e traçar o perfil profissional da mulher empreendedora.

Entre dados que podem ajudar quem está começando e exemplos inspiradores, “Elas empreendedoras” traz uma reflexão sobre o cenário do segmento no Brasil. Leitura essencial para mulheres que querem começar o próprio negócio.

Você já leu algum desses livros? Deixe sua opinião!

Leia também Empreendedorismo materno: como aliar trabalho e vida pessoal.