Como aproveitar melhor a pós-graduação?

aproveitar melhor a pós

Estamos constantemente tomando decisões importantes em nossas vidas. Entrar para um curso superior, tentar uma vaga de emprego, relacionamentos e conexões são alguma delas. Não muito diferente, optar por uma pós-graduação também é uma grande decisão e somente com algumas atitudes você pode aproveitar melhor essa etapa.

Isso porque quando estamos em uma fase de especialização curricular, geralmente ela vem acompanhada de outras jornadas. Emprego, família, casa e obrigações pessoais entram para a conta.

Para ajudar, o Blog Next separou algumas dicas para aproveitar melhor da sua pós-graduação.

Insira o acadêmico no trabalho

Não à toa os cursos de pós-graduação são voltados para pessoas que trabalham e precisam se especializar. No universo acadêmico serão desenvolvidas competências que ajudarão no ambiente de trabalho. Portanto, a dica aqui é aproveitar o máximo do conteúdo proposto em aula e entender como usar ele a seu favor.

Leve soluções, incentive seu raciocínio e desenvolva sua capacidade de argumentar, para assim ser um dos agentes de sucessos em projetos e tomadas de decisões na empresa.

E o trabalho no acadêmico

Como o aprendizado é uma via de mão dupla, coloque na aula situações que acontecem no trabalho. Essa é uma forma de debater junto com os colegas e professores as melhores práticas para um problema ou ação, por exemplo.

Sempre que possível, escolha projetos que estejam ligados com o conteúdo do curso. Dessa forma, é possível aproveitar melhor a experiência dos docentes e enriquecer seus conhecimentos a partir de visões diferentes oferecidas por pessoas que também estão no mesmo curso.

Networking: nunca duvide dele

Falando em colegas, sabia que eles são potenciais amizades e contatos profissionais? Portanto, para aproveitar melhor a pós-graduação, nada mais justo que dividir com todos as suas ideias e deixar se envolver com as trocas que virão.

Lembre-se que mais do que um espaço de aprendizado, seu curso será favorável para criar diversos tipos de vínculos. Imagine que na sua turma podem estar futuros parceiros de negócios, colaboradores e até mesmo sócios.

Vá além das aulas

Uma coisa importante sobre seus professores: eles estão lá para orientar, mesmo após a aula. Portanto, nunca deixe de pedir por suporte, tirar dúvidas ou pedir por matérias complementares, até por e-mail. Para aproveitar melhor de tudo que o curso pode oferecer, vale a pena levar o conteúdo para situações extraclasse.

Da mesma maneira, inicie atividades com relação aos temas abordados, mas que não sejam estritamente relacionados ao curso. Por exemplo, participe de workshops, palestras, eventos e reuniões que possam completar a discussão.

Organize os estudos

Planeje e separe tempo para dedicar ao curso. Mesmo que a frequência de aulas seja uma vez na semana, estude diariamente. Repasse conteúdo e faça tarefas complementares para assimilar melhor o aprendizado.

A flexibilidade de cursos a distância é uma ótima pedida para quem precisa estudar em mais de um horário. Mas vale lembrar que criar um cronograma também é uma estratégia para não deixar escapar prazos de provas e trabalhos. Criar pastas com conteúdos vistos semanalmente também ajuda a aproveitar melhor os benefícios do curso online.

E separe um espaço para isso

Falando em flexibilidade, o curso online pode ser visto a qualquer momento e em qualquer lugar. Mas não caia na tentação de assistir a uma aula na cama ou no sofá de casa. Dentro de pouco tempo, sua disciplina irá decair.

Não é preciso ter necessariamente uma sala de estudos em casa, mas sim um ambiente mais incentivador. Ele pode ser um cômodo silencioso e com materiais suficientes para concentração. Se a sua casa traz muitas sabotagens, procures locais adequados dentro de bibliotecas e salas de reuniões (se for assistir no trabalho), por exemplo.

Quais processos você usa para aproveitar melhor o seu curso do MBA USP/Esalq? Deixe nos comentários.