Dashboards para Excel é tema de Workshop no SIM

O Excel é uma excelente ferramenta de organização de dados para empresas e uso particular. Além de permitir ao usuário relacionar conteúdos informativos, ele pode ser potencializado quando Dashboards são adicionados a ele. Em resumo, um Dashboard permite a apresentação de indicadores gráficos de maneira mais prática e visual e ajuda a melhorar a apresentação de resultados. Pensando nessa personalização, o professor e youtuber do canal Botão do Excel, João Rosa, preparou o Workshop de Dashboards no Excel, que acontecerá no dia 16 de dezembro durante o evento SIM. “Será uma exposição de trilha de produtividade com foco na construção de dashboards. A ideia, sobretudo, é tratar sobre produtividade e como utilizar a ferramenta de uma forma mais otimizada”, explica o professor.

Aplicação em Excel

Segundo Rosa, é comum que usuários iniciantes no Excel desejem utilizar suas melhores funcionalidades desde o início. Velocímetro, gráficos aprimorados e painéis chamativos, entretanto, possuem um segredo primal. Todos têm em comum uma organização primária da base de dados. “É ela que servirá para a consulta, pois montar um gráfico após isso é bem mais simples do que parece”, orienta. Durante o workshop de Dashboards serão expostos também os três pilares para uso do Excel e a estruturação necessária para organizar uma base de dados. “Ela deve ser interessante para depois ser possível analisar e demonstrar em arquivo do programa”, conta Rosa.

Workshop

Desde a estruturação da base até a exposição dos resultados, tudo será apresentado de forma exemplificada com o uso da ferramenta em tempo real. O tema, segundo o professor, foi proposto devido a sua generalização, pois o Excel é uma ferramenta utilizada em diversos ambientes. “Desde trabalhos a estudos vemos a construção de planilhas para assuntos corporativos ou organização de gastos em casa. Todos temos informações que precisam ser racionalizadas e apresentadas de forma mais organizada para outras pessoas ou para nós mesmos”, observa. Ele lembra ainda como o uso de Dashboards é importante para expor resultados de todos os tipos. “Se você for dono de um açougue ou piloto de uma nave espacial, provavelmente poderá utilizar o conceito das Dashboards”, finaliza. Fique atento: O Workshop de Construção de Dashboards no Excel acontece no dia 16 de dezembro, das 15h às 16h, no campus Esalq/USP em Piracicaba (SP). Quer participar do evento? As inscrições podem ser feitas aqui.

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim. Quando não estou me ocupando em ser a garota dos textos e do Instagram, gosto de usar meu tempo para devorar livros, acompanhar algum bom filme, enfeitar minha casa com tapetes de crochê, desenhar flores e abusar dos meus dotes na cozinha.

Compartilhar