O que é MBA em Gestão de Projetos?

O MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq é um curso de pós-graduação lato sensu da Universidade de São Paulo. A especialização tem duração de 18 meses e é oferecida nas modalidades EAD (ensino a distância) e presencial, com turma em Piracicaba (SP). O curso é voltado a profissionais de todas as áreas que atuem ou se interessem em trabalhar no setor de projetos. É necessário ter curso superior completo. “Não é exigido que o profissional tenha conhecimento anterior em projetos. Essa experiência é bem-vinda, mas muitos profissionais iniciam o MBA justamente para fazer a transição de área. As primeiras aulas estão estruturadas para que o aluno tenha uma preparação e consiga dominar todos os conceitos e ferramentas da gestão de projetos”, explica Carol Shinoda, uma das coordenadoras do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq. Ela cita que o programa é alinhado ao PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que é o guia de boas práticas do PMI (Project Management Institute). O MBA, no entanto, não é uma preparação para conseguir a certificação PMP (Project Management Professional). “Há dúvidas se o MBA possibilita tirar essa certificação, mas são coisas diferentes. O MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq está alinhado ao PMBOK, mas para tirar a certificação PMP há todo um processo, você precisa dominar profundamente o PMBOK. O MBA traz um contexto muito mais amplo da gestão de projetos”, afirma Carol. A coordenadora também destaca a flexibilidade das aulas online e a qualidade do corpo docente, que é formado por professores USP e profissionais reconhecidos no mercado. Outro ponto é a interatividade nas aulas, com recursos como o Talk Show e chat com o professor.  

Profissões do futuro

A coordenadora reforça que organização e planejamento são cada vez mais exigidos dos profissionais e que as carreiras do futuro serão menos fixas dentro das organizações e mais autônomas, por projetos. “Para o profissional do futuro, saber conduzir projetos é essencial, seja dentro ou fora de uma empresa. Projeto é uma iniciativa de transformação, de inovação. Se você só faz mais do mesmo, não inova, não cresce”, diz. Ter o domínio das ferramentas e das boas práticas em projetos é importante para conseguir finalizar os projetos. “Dentro das empresas, será importante ter esse conhecimento. Para os profissionais autônomos, mais ainda. E na vida, porque os conceitos e ferramentas ajudam a chegar de uma forma mais efetiva ao nosso objetivo”, aponta Carol.  

Programa curricular

O MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq abrange conteúdos relacionados a fundamentos da gestão de projetos, gestão de pessoas e ambiente de negócios. As aulas iniciais são introdutórias, com abordagem da história e fundamentos da gestão de projetos, do PMBOK e das certificações PMI, carreira na área, métodos ágeis e escritório de projetos (PMO). O estudante terá aulas ainda sobre gestão de tempo, escopo, integração, custos e qualidade de projetos, bem como gestão de pessoas na organização, gestão de comunicações, liderança e motivação. Gestão de riscos, negociação, sustentabilidade, estratégia, métodos ágeis e métodos híbridos também são abordados ao longo do curso. Ao final, é preciso produzir e defender uma monografia.  

Aulas online

As aulas do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq são ao vivo, transmitidas às segundas-feiras, das 19h às 23h. Apenas as cinco primeiras aulas ocorrerão na quinta-feira. O conteúdo permanece gravado e pode ser assistido ou revisto pelo aluno a qualquer momento. Também é possível interagir com professores e outros alunos através de chat. As provas são online – exceto a última, de qualificação, que deve ser feita no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia.  

Aulas presenciais

As aulas das turmas presenciais são quinzenais e ministradas às sextas-feiras, das 19h às 23h, e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba.   Saiba mais: MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq Certificação USP Duração: 18 meses Formação superior completa obrigatória Inscrições em www.mbauspesalq.com  

Autor (a)

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here